Blog Imobiliaria Versatil

Imobiliária em Itapema

Projeto do Píer Turístico da Foz do Rio Perequê - Itapema SC

Com o objetivo de incrementar ainda mais o turismo em Itapema e em toda a região, a Prefeitura de Itapema apresentou o projeto de construção do Píer da Foz do Rio Perequê. A obra será executada por meio de parceria público-privada (PPP) e terá mais de dois mil metros de área somado a uma estrutura que estará 180 metros mar a dentro.

Ao todo, o projeto conta com 28 unidades comerciais que poderão ser utilizadas para restaurantes, lojas e bares, mas o projeto do Píer da Foz do Rio Perequê também contempla a construção de vagas náuticas e espaço para lazer e convivência. O projeto ainda prevê que sejam construídos molhes tanto em Itapema quanto em Porto Belo.

Estrutura do Píer da Foz do Rio Perequê

O planejamento de construção do Píer da Foz do Rio Perequê foi desenvolvido para que a estrutura seja executada com laje de concreto armado pré-moldado e vigas. Tudo isso, estará apoiado em duas estacas de metal que serão instaladas a cada 10 metros no sentido longitudinal.

A ideia é que essas estacas pareçam pranchas ao lado de toda a lateral que formará o Píer da Foz do Rio Perequê, mas sua embocadura estará voltada para o rio. Esse detalhe é importante, porque possibilita tanto a navegação quanto o abrigo das embarcações.

Projeto do Píer da Foz do Rio Perequê é inovador

O projeto do Píer da Foz do Rio Perequê foi elaborado por Rubens Biotto, da empresa HMA. Segundo o autor do projeto, Itapema será uma das poucas cidades brasileiras que terá um píer com esse formato.

Além disso, o destaque do projeto fica por conta do uso dos espaços para a convivência social característica muito comum nos modelos internacionais e que agora os moradores e turistas poderão usufruir em Itapema.

Desde o dia 25 de julho, por meio do site da Prefeitura de Itapema, a população pode conhecer o projeto e, ainda, dar sua sugestão. Após essa etapa, ele será encaminhado tanto para o Poder Legislativo e para o tribunal de contas e após parecer favorável, o mesmo será encaminhado para que o processo de licitação da concessão seja aberto.

A construção do Píer da Foz do Rio Perequê é uma alternativa interessante para a cidade como um todo, porque a zona litorânea onde Itapema está inserida é propicia para o desenvolvimento de atividades como pesca, maricultura, agricultura, atividades portuárias, de transporte, atividades de turismo, lazer e outros.

O Rio Perequê é o divisor natural que existe entre os municípios de Itapema e Porto Belo e é o responsável por dividir a orla marítima das praias de Meia Praia e Perequê.

O desenvolvimento do projeto do Píer da Foz do Rio Perequê é uma alternativa muito interessante para que a cidade de Itapema ganhe ainda mais desenvolvimento, afinal ela não vive apenas do turismo, mas ele é, sem dúvida, uma das molas propulsoras de renda no município.

pierturisticoitapema, itapema, turismo, portobelo, pereque