Blog Imobiliaria Versatil

Imobiliária em Itapema

Entenda o que está funcionando em Itapema em razão da quarentena

Entenda o que est funcionando em Itapema em razo da quarentena
Com o objetivo de garantir a segurança e a saúde de todos os moradores da cidade, por meio de decreto ficou determinado que todos os moradores do município devem usar máscaras. Tal determinação está em vigor desde a segunda-feira (13), mas a prefeitura do município não multará os cidadãos temporariamente, pois há falta do item no mercado.

Contudo, apesar da ausência do item para comercialização, a Prefeitura orienta que os moradores façam uso das máscaras de pano, conforme indicado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois essa medida é eficaz contra a disseminação do vírus.

Quais são as atividades que podem funcionar em Itapema e no estado catarinense?

Tanto em Itapema como em todo o estado, os comércios, restaurantes e hotéis tiveram liberadas suas atividades, porém com restrições. Conforme o governo do estado, as medidas poderão ser restringidas novamente, caso seja preciso.

A hospedagem está permitida em hotéis, pousadas e similares, porém bares, cafés e restaurantes que funcionam nesses estabelecimentos não podem entrar em funcionamento assim como os demais espaços coletivos ou qualquer outra atividade.

Os restaurantes podem funcionar, porém apenas no sistema delivery ou para retirada da comida no balcão e o comércio de rua poderá voltar a funcionar, mas não é permitida a aglomeração.

O que continua suspenso em Itapema e em todo o estado?

Apesar dessas medidas que liberaram o funcionamento de alguns segmentos, está suspenso até o dia 30 de abril o transporte coletivo municipal, intermunicipal, interestadual e internacional. Além disso, não podem reabrir ainda shoppings centers, galerias e centros comerciais e as pessoas não podem permanecer em restaurantes, cafés, bares e similares.

Ainda continua suspenso tanto em Itapema quanto em todo o estado até o dia 31 de maio eventos ou reuniões sejam públicas ou privadas, cultos religiosos, missas, cursos presenciais e excursões. As pessoas não podem se concentrar ou ficar em parques, praças e praias.

As aulas tanto na rede privada e pública em todos os âmbitos estão suspensas até o final do mês de maio assim como os eventos esportivos, atividades em cinemas, teatros, casas noturnas e cinemas.

O que fazer em caso de sintomas do coronavírus?

Durante o período de quarentena é fundamental que as pessoas evitem sair de casa, só saiam se precisarem trabalhar, se forem ao mercado, farmácia ou comércio de itens essenciais. As mãos devem ser lavadas com frequência com água e sabão e se estiver na rua, use álcool em gel, mantenha uma distância segura de um metro da pessoa que está à sua frente e use máscara.

Diante de algum sintoma como febre, tosse, espirros fique em casa. Só procure ajuda médica caso o quadro evolua para dificuldade para respirar.  Nesse momento, o mais importante é seguir as recomendações para impedir que o coronavírus atinja mais pessoas, pois em Itapema já tem 7 casos confirmados.

A COVID-19 é transmitida por aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e objetos ou superfícies contaminadas que podem ser maçanetas, brinquedos, teclados de computador, mesas e até smartphones.